sexta-feira, 25 de março de 2011

                                      A importância da Educação Musical


          Embora a música e as artes tenham os seus valores e processos próprios têm também características em comum com o desenvolvimento geral da criança. São exemplos, a interacção social, a coordenação psicomotora, a concentração, a memória auditiva e visual.
            Argumentando que a música dá uma contribuição única à educação porque promove a aprendizagem, a compreensão, o sentimento e o divertimento, é difícil falar de música sem falar também de outra coisa qualquer. No entanto, a música é um meio diferente de qualquer outro porque adquire significado através do som.
          A música tem uma grande importância na formação da personalidade das crianças e dos adolescentes.
          Pensamos que todas as perturbações e desequilíbrios têm por origem carências de ordem afectiva. Uma criança estará tanto mais à vontade na vida quanto mais a sua sensibilidade for forte, por ter sido aperfeiçoada e dominada.
           Temos dois modos de aprender o que se passa à nossa volta: um intelectual, fruto do estudo e do esforço, e outro espontâneo, fruto da intuição e da sensibilidade. Pode haver o perigo de desequilíbrio entre o que se pensa e o que se sente, neste caso, creio que o melhor remédio é a arte e, dum modo especial a música, que faz a “ponte” entre o que se sente e o que se pensa.
          A música é uma manifestação artística e estética que é fundamental desenvolver para o enriquecimento da vida humana. Não é só destinada a indivíduos mais dotados, deve tornar-se acessível a todas as crianças, com maior ou menor aptidão musical.
         Acerca da aptidão musical Edwin Gordon (2000, p. 64) diz que:


“Assim como não há ser humano sem alguma inteligência, também não há ser humano sem alguma aptidão musical. Nessa medida, toda a gente é musical. Não existe ninguém que não possa, pelo menos, aprender a escutar e executar música com algum grau de sucesso. Mais de dois terços dos seres humanos encontram-se dentro da média. Quer dizer, têm aptidão musical média. Os restantes têm aptidões musicais acima ou abaixo da média e muito poucos têm aptidão musical excepcionalmente alta ou baixa.”

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