segunda-feira, 4 de julho de 2011

REFLEXÃO FINAL
    Desde sempre o génio criador humano se preocupou em promover o bem-estar do indivíduo.
     Nas inúmeras Visitas de Estudo realizadas, desde a Serra de Aires e Candeeiros à Galiza, passando por Foz Côa e por instituições da Cidade do Porto, foi possível confrontar os discentes do 6.ºK-PIEF com realizações do Homem, resultado da educação recebida naquela que é a maior de todas as suas invenções, a Escola.
   Teve-se sempre bem presente que deve ser proporcionada a oportunidade de educação a todo o ser humano, que todos têm direito a receber ajuda para aprender, até ao limite das suas capacidades e que a educação terá que passar pelos valores da partilha, da cidadania e da sensibilidade estética.
   Procurou-se, também, que todos os alunos fossem capazes de pensar para terem consciência do papel que cumprem e de ajuizar se as ideias que dirigem a sua acção são fruto de uma reflexão crítica e se os actos que praticam estão de acordo com a dignidade da sua natureza, da natureza humana.
    Em todas as decisões tomadas, como já tivemos oportunidade de referir noutras ocasiões, procurámos ser coerentes com a filosofia democrática de que todos os alunos devem ter a oportunidade de aprender.
    Foi, assim, uma educação subordinada à ética e aos valores, tendo-se criado condições para que os alunos, todos os alunos, tenham podido evidenciar os seus conhecimentos, capacidades e atitudes. A todos foi dada a oportunidade de CRESCER.
   Para terminar e porque o 8º PIEF irá, nesta escola, no próximo ano lectivo, ter Língua Espanhola como segunda Língua Estrangeira, recordar e homenagear um Homem grande, um ser humano do tamanho do mundo, Gabriel Garcia Marquez, citando-o: "Aprendi que um homem só tem direito a olhar outro, de cima para baixo, quando vai ajudá-lo a levantar-se...”

   
                                 O Director de Turma do 6ºK-PIEF 2010/2011



                                                                                            

1 comentário: